A Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation (EGPAF) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Técnico de Laboratório.
Descrição
No âmbito da implementação do estudo intitulado Avaliação do impacto da epidemia de COVID-19 nos resultados clínicos e na prestação de serviços entre pessoas vivendo com HIV e profissionais de saúde em Moçambique (COVIV) a Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation pretende contratar um Técnico de Laboratório para apoiar no processo de implementação desta avaliação na província de Inhambane. O Técnico de laboratório será responsável pela coordenação das atividades laboratoriais nos locais de estudo assim como reporte das mesmas seguindo as normas, políticas e procedimentos de pesquisa reguladas no contexto nacional e institucional.
Responsabilidades
- Coordenar atividades de laboratoriais do estudo em estreita colaboração com Investigador Principal, Coordenador de Estudo e o pessoal das Unidades Sanitárias;
- Implementar e monitorar o sistema de gestão de amostras biológicas do estudo, inclui o fluxo, colheita, conservação e transporte das amostras biológicas das unidades sanitárias para os laboratórios de testagem e de referência nacional;
- Garantir a devolução dos resultados laboratoriais as Unidades Sanitárias do estudo;
- Garantir a documentação adequadas dos registos laboratoriais do estudo;
- Elaborar os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) a serem implementados no estudo; garantir a implementação dos POPs de forma adequada no estudo;
- Apoiar na testagem de amostras biológicas colhidas no âmbito do estudo nas unidades sanitárias e nos laboratórios de referências.
- Orientar a formação da equipa do estudo no protocolo e POPs; preparar e dar treino sobre os procedimentos do protocolo ao pessoal envolvido no estudo;
- Preparar e submeter o plano de aquisições de bens e consumíveis de laboratório; garantir a distribuição dos consumíveis de laboratório nas Unidades Sanitárias do estudo;
- Coordenar encontros com a equipa do estudo para a partilha de informação e desafios identificados com a qualidade de amostras biológicas.
- Reportar aos investigadores principais todas as informações relevantes sobre o estudo;
- Realizar visitas periódicas de monitoria nos locais de implementação do estudo para garantir a conformidade com o protocolo. Deve também garantir de forma rigorosa a proteção dos aspectos éticos inerentes a pesquisa;
- Redigir relatórios de actividades com informação sobre amostras biológicas colhidas, processadas e armazenadas no estudo;
- Elaborar relatórios mensais de actividades e submeter para aprovação do Investigador Principal e Director de Pesquisa;
- Rever os documentos do estudo para garantir que a qualidade de informação colhida seja precisa e completa;
- Participar nas reuniões de coordenação sobre as actividades do estudo.
Requisitos
Educação & Experiência
- Formação em Laboratório;
- Com mínimo de dois (2) anos de experiência em coordenação de pesquisa será uma vantagem adicional;
- Experiência em trabalhar com programas de saúde em Inhambane será uma vantagem adicional;
- Experiência reconhecida de trabalho nas Unidades Sanitárias do SNS;
- Experiência e facilidades em desenvolver ligações e trabalho com SDSMAS, Unidade Sanitária e comunidade.
Conhecimentos, Competências & Habilidades
- Boas habilidades interpessoais;
- Capacidade de trabalhar bem de forma independente e dentro de uma equipa;
- Conhecimento e compreensão das questões relacionadas com o sector da saúde e em particular com o HIV/SIDA;
- Conhecimentos de ética em pesquisa biomédica;
- Forte comunicação escrita e verbal em Português e Inglês. A fluência em línguas locais será uma vantagem adicional;
- Experiência em gestão/coordenação das actividades do estudo. Atenção aos detalhes e capacidade de avaliar a qualidade e a compatibilidade entre soluções de projeto;
- Conhecimento sólidos de pacotes de informática (Microsoft Office). Domínio de pacotes estatísticos para a análise de dados será uma vantagem;
- Espírito de liderança e de disciplina para sistematizar e documentar as reuniões e as trocas de informação;
- Disponibilidade para fazer viagens regulares dentro e fora da província, sempre que necessário.
Competências Fundamentais
A Fundação espera que todos os funcionários possuam as competências fundamentais de habilidades interpessoais, comunicação, responsabilidade, aprendizado contínuo e geração de resultados. O candidato ideal será proficiente ou avançado no seguinte conjunto de competências, específicas para o nível de Colaborador Individual desta posição:
- Resolução de problemas – a resolução de problemas é a capacidade de uma pessoa de usar o pensamento crítico para identificar e analisar problemas, pesar a relevância e a precisão das informações, gerar e avaliar soluções alternativas e fazer recomendações.
- Flexibilidade – Flexibilidade é a capacidade de uma pessoa de estar aberta a mudanças e novas informações e se adaptar rapidamente a novas informações, condições em mudança ou obstáculos inesperados.
- Resiliência – Resiliência é a capacidade de uma pessoa de lidar de forma eficaz com a pressão, permanecer otimista e persistente sob a adversidade e se recuperar rapidamente de contratempos.
- Gestão do tempo – a gestão do tempo é a capacidade de uma pessoa de gerir eficazmente o seu tempo e recursos para garantir que o trabalho seja concluído de forma eficiente.
Exigências
- Carta de Candidatura;
- Curriculum Vitae.
Nota: Na Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation as vagas não se pagam e são estritamente observados os princípios de ética, integridade e transparência. A Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation (EGPAF) oferece oportunidades iguais de emprego a todos os trabalhadores e candidatos a emprego, independentemente de raça, cor, religião, sexo, nacionalidade, idade, deficiência ou genética. Além dos requisitos da Lei Federal, a EGPAF cumpre as Leis Estaduais e Locais aplicáveis que regem a não discriminação no emprego em todos os países em que a Fundação possui programas.
Processo de Candidatura
Link: https://bit.ly/3D4C5HE
Validade: 26/08/2021
Local: Inhambane
Níveis: Nível Superior
Regime: Tempo Inteiro