A equipa de Gestão do Risco de Desastres (GRD) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Analista Júnior em Gestão do Risco de Desastres para apoiar a implementação da carteira de GRD em Moçambique, com enfoque no aviso prévio, prontidão e resposta a desastres.
Descrição
O Analista de Gestão de Risco de Desastres (Consultor) irá participar na implementação dos serviços e operações de
assistência técnica em Moçambique.
Responsabilidades
- Contribuir activamente e auxiliar a equipa de trabalho na implementação de projectos de gestão de risco de desastres
e resiliência climática, fornecendo insumos e preparar diversos produtos / resultados técnicos e manter uma
comunicação activa com os clientes conforme necessário, sob a supervisão do líder da equipa e especialistas seniores; - Contribuir para a implementação e supervisão das operações de GRD, incluindo a revisão de projectos técnicos,
Termos de Referência, especificações e documentos de licitação, participar de missões de supervisão e preparação
de documentação de relatório interno; - Participar da revisão de documentos técnicos ao longo dos vários estágios de aquisição de serviços, bens e obras
financiadas pelos projectos; - Participar das missões dos Projectos: (i) responder e coordenar com a equipa interna e clientes; (ii) preparação de aspectos logísticos das missões; (iii) convocar reuniões com clientes e doadores; e (iv) redigir e contribuir nos
documentos relevantes das missões; - Dar suporte operacional no caso de emergência relacionada a um desastre no país/ região. Isso pode
incluir a participação em missões de Avaliação de Danos e Necessidades Pós-Desastre; - Fornecer contribuições para as Ajudas de Memória, relatórios dos projectos e propostas de Fundo Fiduciário,
entre outros em coordenação com outros membros da equipa; - Apoiar na gestão das actividades e programas dos Fundos Fiduciários (TF) em estreita consulta com o coordenador
do TF e os membros da equipa, incluindo revisão de propostas de subsídios, consulta sobre questões técnicas,
preparação de relatórios de progresso, informe de projectos, desembolsos e controle de qualidade dos resultados; - Auxiliar na elaboração de respostas a solicitações extemporâneas de informações por actores internos e
externos (por exemplo, resumos dos projectos do sector, relatórios de eventos históricos, estudos de caso, etc.); - Apoiar os Parceiros de Desenvolvimento e Coordenação de Doadores em questões relacionadas ao Projecto.
Requisitos
- Mestrado numa área relevante para a gestão de risco de desastres (ou seja, GRD, Meio Ambiente; Engenharia Ambiental, Geografia, Meteorologia, Hidrologia, Gestão de Recursos Hídricos) ou área relacionada (obrigatório, exclusivo);
- Mínimo de três (3) anos de experiência, ou combinação equivalente de educação e experiência em pelo menos
uma das seguintes áreas: Avaliação de risco climático e de desastres; serviços de aviso prévio e hidrometeorológicos; gestão de risco de desastres baseada na comunidade; gestão ambiental, bem como redução e gestão de riscos de cheias / secas (obrigatório, exclusivo). (NOTA: pesquisas acadêmicas em GRD, Adaptação às Mudanças Climáticas e outros estudos de desenvolvimento também serão aceites); - Experiência em projectos ou programas de gestão de risco de desastres em Moçambique, (obrigatório, exclusivo),
incluindo a nível comunitário (pontos extra, não exclusivo); - Experiência em sistemas de aviso prévio de ciclones e cheias em Moçambique, incluindo a nível da comunidade
(pontos extra, não exclusivos); - Experiência em trabalho analítico em questões de gestão do risco de desastres e/ ou mudanças climáticas (obrigatório,
exclusivo); - Experiência na implementação de projectos de investimento em questões de gestão do risco de desastres seria uma
vantagem (pontos extras, não exclusivos); - Experiência no diálogo de políticas sectoriais em questões de gestão do risco de desastres e mudanças climáticas seria
uma vantagem (pontos extras, não exclusivos); - Experiência na gestão de fundos fiduciários no Banco Mundial seria uma vantagem (pontos extras, não exclusivos);
- Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita em Inglês (obrigatório) e Português (obrigatório), bem como conhecimentos avançados de informática (Microsoft Office);
- Excelentes habilidades organizacionais e de gestão de tarefas, com atenção adequada aos detalhes e capacidade de priorizar o trabalho entre várias demandas concorrentes e com prazos apertados (obrigatório, exclusivo).
Exigências
- Curriculum Vitae;
- Carta de Candidatura.
Processo de Candidatura
Email: drmselections@worldbank.org
Validade: 10/08/2021
Local: Maputo
Níveis: Mestrado
Regime: Tempo Inteiro