A Arquitetos Sem Fronteiras (ASF) pretende recrutar para o seu seminário um (1) Palestrante (M/F).
Contexto
O Seminário em alusão está inserido no projecto “Aumentar o conhecimento, reforçar as Redes e Associações de PcD em Inhambane” e “Sensibilização da sociedade civil e instituições públicas a respeito da situação que vive o colectivo de Pessoas com Deficiência, favorecendo o Acesso a Educação no município de Inhambane”. E tem por finalidade “sensibilizar e aumentar o interesse dos detentores de direitos, assim como de obrigações nas temáticas de Deficiência e Educação Inclusiva”, em implementação na ASF.
Âmbito
Esta capacitação acontece no âmbito do comprometimento da ASF e seus parceiros (DPE, SPAS) em realizar um segundo seminário com as temáticas de deficiência, gênero e Educação Inclusiva em Inhambane.
Objectivo
- Sensibilizar e criar espaços de discussão com Técnicos de Instituições públicas, pessoas relevantes da comunidade, Organizações da Sociedade Civil, pessoal das escolas de Inhambane, em gênero e deficiência. A capacitação deve ser dinâmica e adaptada ao público alvo.
Responsabilidades
Abordar as seguintes temáticas:
- Deficiência (tendo em conta aspectos de produção da deficiência, verdades e mitos em volta da deficiência, tipologia, deficiência no contexto escolar, etc.);
- Barreiras Vs Acessibilidade e os contornos da Acessibilidade;
- Autonomia e empoderamento das pessoas com deficiência;
- Apresentar dinâmicas concretas para facilitar a aprendizagem;
- Disponibilizar o conteúdo da palestra atempadamente;
- Apresentar um pré-teste e pós-teste, para facilitar o conhecimento do perfil dos/as formandos/as, no início e no fim do seminário.
Requisitos
- Mínimo de cinco (5) anos de experiência em ONG, associações ou instituições de trabalho com pessoas com deficiência;
- Proposta do Conteúdo da palestra, incluindo a descrição das dinâmicas;
- Experiência demonstrável neste tipo de palestra;
- Experiência demonstrável na área da deficiência;
- Algum exemplo de trabalho será uma vantagem para poder avaliar (fotos de treinamentos, conteúdo dos treinamentos realizados, relatórios de treinamentos anteriores, etc.)
- Ter palestrado pelo menos cinco vezes em acções ligadas a temática do seminário;
- Formação superior (avaliável);
- Ser residente na província de Inhambane (constitui uma vantagem);
- O palestrante deve ser dinâmico e capaz de trabalhar sem projector.
Benefícios
Para esta palestra a ASF pagará 61,400.00 Mt de valor bruto (sessenta e um mil quatrocentos meticais, incluindo os impostos) e um valor líquido de 48,120.00 Mt (quarenta e oito mil e cento e vinte meticais) de remuneração, sendo 50% do valor na assinatura do contrato e outros 50% no final, após a entrega e revisão dos relatórios. Este preço inclui as despesas de alojamento, deslocamento e honorários. O pagamento dos honorários correspondentes a esta actividade será em Meticais mediante transferência bancária.
Exigências
- Carta de Candidatura;
- Curriculum Vitae;
- Proposta de Palestra.
Nota: Os interessados devem enviar a sua candidatura por email não sendo aceites as candidaturas enviadas por outros meios. Apenas serão contatadas/os as/os candidatos/as pré-selecionadas/os. A questão de gênero deve ser considerada em todas abordagens acima referenciadas. As referências apresentadas serão contactadas. Por favor inclua como assunto do email “Palestrante para Deficiência”. A questão de gênero deve ser considerada em todas abordagens acima referenciadas.
Resultados Esperados
- Os/as participantes melhoraram os seus conhecimentos sobre as temáticas abordadas;
- Os participantes foram sensibilizados/as com relação à situação da deficiência;
- Como evidências da palestra, devem constar do anexo do relatório: o programa da palestra, conteúdo, pré e pós teste e a análise dos resultados e outros que considerar relevantes.
Duração e Modalidades
- O/A palestrante deverá apresentar a proposta de horas necessárias para a palestra, tendo como referência última semana de Julho e/ou primeira semana do mês de Agosto;
- Tendo em conta a situação da nossa nova realidade devido ao Covid-19, existe a possibilidade de caso as medidas sejam agravadas, fazer-se um seminário online, onde o dinamizador vai palestrar através de plataformas virtuais;
- Devido às restrições, existe a possibilidade de se realizar o seminário num espaço aberto e sem projector;
- O Seminário tem duração de 3 dias, porém o palestrante terá um dia para dinamizar o tema em referência.
Número de Participantes
O seminário prevê a participação de líderes comunitários , representantes de comité coordenador, representantes das Associações, Técnicos das Instituições públicas, Directores de escolas, representantes da ASF num total aproximado de 150 pessoas.
Sobre a Empresa
Arquitetos Sem Fronteiras (ASF) é uma Organização Não Governamental de Desenvolvimento constituída no ano 1992 e que trabalha em Moçambique desde o ano 2006. ASF trabalha, na atualidade, em parceria com a Direção Provincial de Saúde de Inhambane (DPS-I), os Serviços Provinciais de Ação Social (SPAS), a Direção Provincial de Educação de Inhambane (DPEI) e o Conselho Municipal da Cidade de Inhambane (CMCI). E colabora como consequência dos projetos com outras instituições como a Polícia da República de Moçambique (PRM), o Instituto de Promoção e Assessoria Jurídica (IPAJ), Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Ação Social (SDSMAS) de vários distritos, etc., a Escola de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI) e a UP-Maxixe, assim como com algumas associações e ONGs locais (FAMOD, ACAMO, AJODEMO, Fórum Mulher, Mahlalhle, Paralegais, etc.) ou agências das Nações Unidas (UNhabitat, UNICEF, etc.). ASF trabalha na Província de Inhambane, nas linhas de: “direito a cidade”, “direito a uma vida sem violência”, “direito a saúde” e “direito a educação”.
Processo de Candidatura
Email: rrhh.mocambique@asfes.org
Validade: 05/07/2021
Local: Inhambane
Níveis: Nível Superior
Regime: Temporário