A União Europeia (UE) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Oficial de Finanças e Contractos.
Introdução
A União Europeia (UE) é uma parceria politica e económica entre 27 países europeus. Desempenha um papel importante nos assuntos internacionais através da diplomacia, do comércio, da ajuda ao desenvolvimento e da cooperação com organizações mundiais. No estrangeiro, a UE esta representada por mais de 140 missões diplomáticas, conhecidas também como Delegações da UE, com funções semelhantes às de uma Embaixada.
Responsabilidades
Ao abrigo desta função, o/a candidato/a selecionado/a desempenhará as funções específicas de Oficial de Finanças e Contratos
na Secção de Finanças, Contractos e Auditoria – estas funções poderão ser ajustadas em função das necessidades da Delegação.
Neste posto, o/a candidato/a selecionado/a servirá como pessoal técnico e de apoio, desempenhando as seguintes tarefas sob a supervisão e responsabilidade do Chefe de Secção inerente:
Gestão Financeira
- Garantir a iniciação dos processos financeiros;
- Garantir que os circuitos financeiros sejam estabelecidos e observados;
- Aconselhar em matérias de boa gestão financeira;
- Garantir a qualidade (incluindo precisão e compreensão) dos dados introduzidos no sistema,
- Aconselhar em matérias de finanças e orçamentação ao pessoal da Secção da Cooperação da Delegação;
- Fornecer e organizar treinamentos em matérias de gestão contractual e financeira aos e beneficiários.
Gestão de contractos
- Assegurar o controlo e a iniciação dos procedimentos de adjudicação de contractos e de atribuição de subvenções;
- Preparação dos contractos;
- Participar na avaliação dos concursos;
- Aconselhar em matérias de boa gestão financeira;
- Garantir a qualidade (incluindo precisão e compreensão) dos dados Introduzidos no sistema,
- Participar nas negociações pelos aspectos financeiros dos contractos ligados a preparação e implementação dos projectos da cooperação;
- Garantir o devido arquivo e armazenamento dos documentos relacionados aos programas,
- Preparar notas sobre os aspectos financeiros dos contratos, preparar documentos relacionados as operações financeiras (adendas, ordens de pagamentos, ordens de recuperacão notas de debita.
Auditoria e relatórios
- Contribuir na preparação e implementação do Plano anual da auditoria e verificação da Delegação;
- Assistir nas preparações das missões especificas de auditoria (redigindo os termos de referencia, lançamento dos concursos, dos procedimentos de avaliações, seleções e monitoria de contractos) participar nas missões de auditorias e controlo no terreno;
- Preparar respostas aos relatórios de auditorias (analisar e documentar as constatações financeiras a serem submetidas a consideração da Delegação) e estabelecer um plano de ação para implementação das recomendações;
- Contribuir no seguimento dos relatórios de auditoria junto com as secções operacionais,
- Contribuir nos seguimentos dos casos contenciosos/litigiosos sob a responsabilidade da Delegação;
- Contribuir na preparação dos relatórios financeiros e estatísticos (previsão de pagamentos, relatórios anuais, relatórios específicos) através da reunião dos dados necessários a preparação dos tais relatórios e estatísticas.
Requisitos
Educação formal
- Nível Académico: Diploma Universitário com duração mínima de quatro (4) anos nas áreas de formação de Economia, Gestão de Empresas, Finanças, Contabilidade, Direito e Auditoria.
Experiencia
- Trabalho em áreas relacionadas: experiencia profissional mínima de 3 anos;
- Domínio: Gestão financeira e contractual de projectos, incluindo procedimentos de adjudicação de contractos:
- Pelo menos um (1) ano de experiencia em auditoria, além da experiencia de três (3) anos exigida acima
- Experiencia em serviços financeiros de uma organização internacional ou Embaixada;
- Conhecimento excelente da língua portuguesa, talada e escrita;
- Conhecimento excelente da língua Inglesa, falada e escrita;
- Orçamentos e finanças;
- Regras e procedimentos orçamentais;
- Regulamentos e procedimentos financeiros;
- Circuitos financeiros. .
- Gestão de concursos e contractos
- Regras e procedimentos concernentes concursos;
- Regras e procedimentos relativos a preparação de contractos;
- Conhecimentos profundos de técnicas contabilísticas;
- Facturação:
- Pagamentos;
- Analise de pedidos de pagamento e extractos de custos;
- Comando excelente das ferramentas Windows (Word, Excel, Outlook, PowerPoint);
- Alto nível de literacia informática;
- Habilidade de conceptualizar os problemas, identificar e implementar soluções;
- Capacidade de trabalhar numa equipa multicultural, demostrando boas habilidades interpessoais;
- Excelentes habilidades em comunicação com ambos contactos internos e externos;
- Capacidade de analisar e estruturar informação (notavelmente numérica);
- Habilidade de priorizar e executar as tarefas atempadamente e de maneira eficiente e impecável, concisa e claramente documentada, mesmo se estiver trabalhando sob pressão no respeito das regras estabelecidas;
- Senso de disciplina, método, organização e precisão;
- Alto nível de confidencialidade, rigor e responsabilidade.
Exigências
- Carta de Apresentação;
- Curriculum Vitae (apresentado no formulário da EU).
Nota: As candidaturas devem ser enviadas eletronicamente para o endereço de e-mail e ou entregues em envelope fechado nos endereços abaixo. O envelope deve ser fechado e ter a indicação de “Candidatura – Oficial de Finanças e Contractos”. A descrição detalhada de tarefas e o modelo de CV podem ser obtidos em: https://eeas.europa.eu/delegations/mozambique/area/jobs-funds_en. Após a data limite para submissão das candidaturas, estas serão revistas por um comité de seleção criado para o efeito. O Comité de selecçao, irá preparar uma lista curta dos candidatos considerados mais apropriados ao posto com base numa triagem preliminar baseada nas informações prestadas nas cartas de candidaturas e nos respectivos documentos de suporte. Os candidatos da lista curta serão convidados a fazer uma prova escrita nas instalações da Delegação. Os melhores candidatos do teste escrito serão selecionados para passar uma entrevista com o comitê de avaliação. Os candidatos que não fizerem parte da lista curta não serão contactados individualmente. Contudo, A Delegação usará os mesmos meios de publicação deste anuncio de vaga para informar os candidatos remanescentes uma vez que o processo de seleção tenha chegado ao final e se o candidato onde tenha sido recrutado.
Processo de Candidatura
Endereço: Av. Julius Nyerere, 2820 – Maputo
Email: delegation-mozambique-hoo@eeos.europa.eu
Validade: 18/06/2021
Local: Maputo
Níveis: Nível Superior
Regime: Tempo Inteiro