GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento
A GIZ está a recrutar um Assessor de Recursos Humanos Municipais (m/f) para Nampula e Niassa, em Moçambique.
Descrição
- A Cooperação Alemã para o Desenvolvimento/GIZ é uma empresa alemã que oferece serviços a nível mundial, na área da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. A GIZ actua principalmente mandatada pelo Ministério Federal da Cooperação Económica e do Desenvolvimento (BMZ), porém, presta serviços também para outras entidades federais, para os governos de outros países, para clientes internacionais assim como para empresas do sector privado
- O programa Boa Governação Financeira (BGF) II tem como objectivo de melhorar processos de governação financeira nos critérios de transparência, sustentabilidade e eficácia
- Uma parte do programa visa a melhoria os processos de governação financeira municipal nos municípios de Inhambane, Nampula, Niassa e Sofala. Para o efeito, uma das áreas de actuação do projecto é de fortalecimento da gestão estratégica dos recursos humanos municipais
- A partir de 2021 o programa conta com um cofinanciamento da Suíça (SDC)
- O/A Assessor/a em Nampula ou Lichinga é responsável por apoiar os municípios de Angoche, Malema, Monapo, Ilha de Moçambique e Ribaué (Nampula) ou os municípios de Cuamba, Mandimba, Marrupa e Metangula (Niassa)
- Será responsável por assegurar a implementação das actividades, o alcance das metas, resultados e objectivos do projecto na área da gestão estratégica dos recursos humanos municipais
Funções
- Apoiar os municípios na criação, organização e manutenção de um cadastro de recursos humanos no município
- Assessorar os municípios na realização de uma análise dos RH’s tendo em conta os serviços municipais definidos no plano estratégico municipal e/ou manifesto
- Assessorar os municípios na análise do desempenho esperado de cada sector e na definição de indicadores de desempenho
- Assessorar os municípios na preparação, para cada função e ocupação chave dos pelouros seleccionados, de um plano de indução com responsabilidade do(s) sector(es) com lista de documentos bases para a formação de novos funcionários
- Assessorar os municípios na melhoria do sistema de avaliação de desempenho e na introdução de indicadores de desempenho individuais
- Apoiar os municípios na gestão do processo de avaliação de desempenho dos pelouros seleccionados
- Apoiar os municípios na elaboração e implementação de um plano de desenvolvimento de capacidade dos RH’s dos pelouros seleccionados tendo em conta a análise de RH, as avaliações de desempenho e as recomendações do Controlo Interno municipal
- Apoiar os municípios na avaliação do impacto da implementação do plano de desenvolvimento de capacidade
- Participar em discussões temáticas (grupos temáticos) com os outros assessores da área de forma a garantir a coerência e complementaridade das actividades com as dos outros indicadores do Programa
- Participar nas discussões conceituais do Programa nos níveis central e provincial
- Coordenar as actividades com os outros assessores/áreas do Programa e o/a coordenador/a dos recursos humanos ao nível central da GIZ
- Assessorar os municípios no desenvolvimento e implementação de estratégias de desenvolvimento de recursos humanos e em particular na melhoria do sistema de avaliações de necessidades de capacitação de pessoal
- Apoiar no desenvolvimento de módulos de treinamento POEMA para as seguintes áreas: execução orçamentária municipal, controlo interno dos municípios, gestão de recursos humanos nos municípios
- Apoiar a documentação das lições aprendidas com a finalidade de retroalimentar para o desenvolvimento de políticas nacionais de gestão estratégica de recursos humanos
- Sistematizar e documentar as experiências das actividades (gestão de conhecimento)
- Apoiar a compilação dos resultados da monitoria em colaboração com os outros assessores do programa
- Estabelecer contactos de trabalho (troca de experiência e sinergia) com outros programas da GIZ e de outras organizações que operam na área de controlo social ao nível provincial
- Assumir pequenas tarefas administrativas no âmbito da implementação das actividades
- Garantir a eficiência administrativa na realização das actividades
- Assumir outras tarefas quando solicitado
Requisitos
- Grau de ensino superior ou equivalente em Estudos de Administração Pública, Direito, Desenvolvimento, Economia, Ciências Sociais ou disciplinas relacionadas
- Pelo menos cinco anos de experiência profissional na área de a administração publica, educação e treinamento, desenvolvimento municipal ou governo
- Conhecimento comprovado do sistema político e social moçambicano e da política do governo
- De preferência experiência em cooperação para o desenvolvimento e conhecimento do sistema alemão
- Fortes habilidades de assessoria e experiência de comunicação, especialmente em nível local, experiência com moderação, alta motivação e dedicação, bem como flexibilidade
- Capacidade de estabelecer e manter relações de confiança com as instituições contrapartes
- Capacidade de trabalhar em equipa e sob pressão
- Dinamismo, responsabilidade, criatividade e atitude positiva virada a soluções nas suas funções
- Experiência de trabalho em ou para programas da cooperação internacional (desejável, mas não limitante)
- Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, etc.)
- Fluência na língua Portuguesa, tanto escrito como falado e bons conhecimentos da língua Inglesa falada e escrita
- Habilidades excelentes de planificação, comunicação e organização
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Oferecemos um ambiente favorável para aprendizagem e crescimento profissional
- Encorajamos fortemente a participação de mulheres