Descrição da Vaga
A ADPP Moçambique é uma organização sem fins lucrativos moçambicana registrada localmente e fundada em 1982, a organização implementa 60 projetos em todas as províncias do país. Ele emprega mais de 3.000 funcionários e auxilia mais de 2 milhões de moçambicanos por ano. A organização trabalha em estreita cooperação com o Governo de Moçambique e com parceiros locais e internacionais para garantir melhores condições de vida para as comunidades e os indivíduos. ADPP Moçambique é um co-fundador e membro da Federação Internacional de Humana People to People e tem uma história de intervenções de desenvolvimento sustentado no país construídas ao longo de um período de 35 anos.
Informações do projeto:
O Projeto de Aceleração da Qualidade das Intervenções de Controle de Malária em Moçambique vem implementado pela ADPP Moçambique em 2 províncias de Nampula e Niassa, cobrindo um total de 23 distritos nas duas províncias e a partir de janeiro de 2018 por um período de 3 anos. A ADPP foi selecionada como Sub-destinatário (SR) da World Vision (WV) Moçambique, o Recipiente Princípio (PR).
WV Moçambique e o Ministério da Saúde, Programa Nacional de Controle da Malária estão trabalhando conjuntamente como PR com ADPP, FDC e FH como SRs. A Visão Mundial é uma ONG internacional focada na distribuição e intervenções de redes de insecticidas de longo prazo (LLIN) no nível da comunidade e todos os SRs estão, portanto, trabalhando sob o PR para apoiar esse esforço.
O projeto visa alcançar uma cobertura de 100% da população com pelo menos um método de prevenção da malária, 100% dos casos suspeitos de malária que se apresentam em instalações de saúde e comunidades de acordo com o plano estratégico nacional do PNCM e as diretrizes nacionais do programa. As intervenções do programa de Malaria serão apoiadas pelo fortalecimento dos sistemas de vigilância, monitoramento e avaliação e garantir o acesso à informação que promova boas práticas de prevenção e tratamento da infecção.
Principais Responsabilidades:
O Oficial de Finanças terá como função principal, assegurar o bom funcionamento das Finanças do projecto na província, em estreita coordenação com o Coordenador Provincial e com o Gestor Nacional de Finanças, especificamente:
- Organizar e manter o sistema financeiro a nível provincial, conforme procedimentos financeiros da ADPP Moçambique, assim como, seguindo orientações do Gestor Financeiro do projecto
- Verificar e assegurar que os processos a serem pagos estão em consonância e qualificados para pagamentos
- Registar todas as receitas e despesas relacionadas com as atividades do projeto e dar assistência na realização de previsões e revisões de orçamento, conforme necessário
- Efectuar os desembolsos e as respectivas reconciliações para diversas operações do projecto: realização de workshops, conferências, treinamentos, supervisões, CCU, pesquisas e outras actividades do projecto dentro das normas estipuladas
- Efectuar pagamentos dentro dos prazos requeridos aos colaboradores e fornecedores de acordo com os procedimentos financeiros e da Organização
- Assegurar a retenção na fonte do imposto sobre o rendimento (IRPS) e contribuições para segurança social (INSS) quando aplicável e encaminhar o valor retido e de outros, dentro do prazo e seguindo procedimentos às entidades competentes
- Manter um sistema de arquivo para os documentos financeiros.
- Enviar á sede os documentos originais devidamente organizados e carimbados e assegurar que foram feitas cópias para o arquivo na província
- Preparar previsões mensais e trimestrais de fluxo de caixa para a sede e usar essas previsões para preparar pedidos de fundos mensais à sede.
- Assegurar que todas as informações financeiras exigidas por doadores ou auditores externos são fornecidas à sede em tempo útil.
Controlo de contas e Relatórios Financeiros
- Através do plano de contas, controlar as contas das despesas por linha orçamental, inserindo ou verificando códigos em todos os processos para o pagamento
- Alertar ao coordenador provincial e à equipa programática sobre o nível de gastos orçamentais geral e por linha de despesa
- Verificar e corrigir eventuais erros de codificação no sistema contabilístico
- Elaborar/Estratificar relatórios financeiros semanais, mensais e de outra periodicidade sempre que solicitado
- Enviar/Apresentar os relatórios financeiros aos Gestor de Finanças, Coordenador Provincial e à equipa programática em Nampula
- Supervisionar o correcto uso e reposição do fundo de maneio (Petty Cash), efectuando contagem semanalmente
- Manter/Estabelecer princípios de transparência e de correcta aplicação de fundos
- Monitorar os custos de funcionamento do escritório e desenvolver estratégias sustentáveis de contenção em coordenação com o Coordenador Provincial
- Realizar reconciliações bancárias mensais conforme os procedimentos
- Reconciliar os gastos de combustível de viaturas e motorizadas, verificando e produzindo mapas de controlo de combustível
Gestão de Arquivo e Envio de Processos
- Manter organizados os arquivos físicos e electrónicos seguindo procedimentos padrão emanados pelo Projecto ou Organização
- Garantir que semanalmente (cada Sexta-feira) os processos financeiros sejam enviados ao sector de finanças do projecto em Maputo
- Responsável por gerir e manter comunicação com o Gestor de Finanças do Projecto. Isso inclui actualização ou esclarecimentos sobre procedimentos de finanças, estágio de pagamentos de processos e outros assuntos inerentes
Supervisão da equipa
- Supervisiona a Assistente de Finanças
- Trabalha em estreita colaboração com a Assistente de Administração e Logística, prestando-lhe apoio técnico no alinhamento processual conforme procedimentos de Procurement vs financeiros
- Actualizar/orientar regularmente os colaboradores e consultores sobre procedimentos financeiros, promovendo encontros de discussão sempre que necessário
- Em alguns casos e conforme necessidades, efectuará viagens aos distritos, para trabalhar com os Coordenadores Distritais em matérias de gestão financeira ou em outras actividades
Qualificações Académicas e Profissionais:
- Formação Superior em Contabilidade com pelo menos 2 anos de experiência ou Nível Médio com 5 anos de experiência;
- Bons conhecimentos de Contabilidade Geral;
- Bons Conhecimentos de Práticas Administrativas e Fiscalidade;
- Conhecimentos básicos das normas e procedimentos de financiamento dos doadores;
- Conhecimentos médios de informática na óptica do utilizador, especialmente o MS Excel e sistemas informáticos de contabilidade.
Local: Niassa
Ser de nacionalidade Moçambicana, de preferência com residência na Província de Niassa.
Como se candidatar:
Os candidatos interessados poderão submeter os seus CVs, acompanhados de carta de manifestação de interesse, indicando no campo do, Assunto, a vaga a que se candidata, cópia de certificados de habilitações literárias, para o endereço electrónico; adpp.recrutamento@adpp-mozambique.org
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 22 de Fevereiro de 2021
Somente os candidatos selecionados serão contactados.