A RHDC- CONSULTORIA & SERVIÇOS LDA, é uma empresa de Consultoria em Recursos Humanos, de direito Moçambicano que opera nas áreas de Agenciamento de Emprego, Recrutamento e Selecção, Formação Profissional, Avaliação e Desenvolvimento de Competências, Trabalho Temporário, pesquisas entre outras áreas.
A nossa Cliente é a FUNDAÇÃO ARIEL GLASER CONTRA O SIDA PEDIÁTRICO (ARIEL), uma ONG Nacional que trabalha em parceria com as Direcções Provinciais de Saúde, Serviços Distritais de Saúde da Mulher e Acção Social (SDSMAS) e Hospitais Rurais (HR) nas Províncias de Maputo e Cabo Delgado. Apoia a implementação, acesso e expansão dos Serviços Clínicos de HIV integrados e de qualidade, especificamente o Programa de Saúde Materno Infantil (SMI) /Prevenção de Transmissão Vertical (PTV), Cuidados e tratamento Anti – retroviral (TARV) para Crianças e Adultos e apoio psicossocial através de uma abordagem de Fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde. E, no âmbito da consolidação da sua estratégia, através da sua parceira, a RHDC- Consultoria & Serviços Lda, pretende recrutar os seguintes técnicos:
- Arquivistas (m/f): Matola (3), Namaacha (1),
O Arquivista estará sob a supervisão directa de Supervisor de HIV/Director Clinico da Unidade Sanitária onde estiver alocado com apoio do Oficial de Monitoria e Avaliação do parceiro. Esta figura deverá cumprir normas e procedimentos administrativos da Unidade Sanitária. A assiduidade e pontualidade deverão ser controladas ao nível da Unidade Sanitária como qualquer outro funcionário e a área técnica pelo responsável clínico da US.
- Organizar os documentos do arquivo;
- Classificar documentos: codificar, decidir o suporte do registo de informação, descrever o documento (Forma e conteúdo);
- Registar os documentos: elaborar tabelas de temporalidade, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos, descartar documentos de arquivo;
- Classificar os documentos por grau de sigilo: elaborar o plano de classificação, identificar fundos de arquivos, estabelecer plano de destino de documentos;
- Avaliar a documentação: ordenar documentos na base de dados (PTS/SESP) de PTV e TARV;
- Gerir depósitos de armazenamento: identificar a produção e o fluxo documental, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos da Unidade Sanitária
- Levantar a estrutura organizacional dos orgaõs produtores de documentos : realizar pesquisa histórica e administrativa; transferir documentos para guarda intermediária; diagnosticar a situação dos arquivos; recolher documentos para guarda; definir a tipologia do documento; acompanhar a eliminação do documento descartado da US
- Dar acesso a informação: Atender usuários, formular instrumentos de pesquisa, prover base de dados /ou sistemas de recuperação de informação; apoiar as actividades de consulta;
- Orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bases de dados, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos do arquivo; gerenciar a actividades de consulta;
- Conservar acervos : Diagnosticar o estado de conservação do acervo; estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
- Higienizar documentos/acervos; pesquisar materiais conservação : monitorar programas de conservação e preventiva, respectivamente;
- Orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo; monitorar as condições ambientais;
- Controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
- Definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
- Desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas; acondicionar documentos/acervos; assessorar o projecto arquitetónico do arquivo;
- Definir a migração para outro tipo de suporte; supervisionar trabalhos de restauração; armazenar documentos/acervos.
- Planear a implantação do gerenciamento de documentos eletrónicos e adopção de novas tecnologias para recuperação e armazenamento da informação; planear a ocupação das instalações físicas; administrar prazos.
- Implantar procedimentos de arquivo; produzir normas e procedimentos técnicos;
- Orientar a organização de arquivos correntes; Manter actualizados o PTS (processo clinico, FILA, Livro de Registo da Farmácia, Receita, Livros TARV, Grávidas HIV+ da PTV, Livro de TB, TPI, …) ; supervisionar a implantação e a execução do programa de gestão de documentos e de arquivos, respectivamente;
- Formar biblioteca de apoio às actividades técnicas; gerar condições para o gerenciamento electrónico de docuentos; considerar aspectos jurídicos relativos a constituição dos arquivos;
- Comunicar-se; sensibilizamr para a importância de arquivos; participar de palestras, convênios e reuniões científicas; preparar materiais, actividades e palestras para o público interno; estabelecer diálogo com usuário; apresentar trabalhos técnicos e científicos; manter intercâmbio com profissionais de Instituições congêneres.
- Apoiar em actividade que visam melhorar a qualidade de Informação produzida ao nível da Unidade Sanitárias ou Distrito, dos implementados pela Unidade Sanitária
- Coordenar o Fluxograma dos processos clínicos desde o arquivo, consulta, registo nos livros TARV, digitação no PTS, e seu arquivo.
- Utilizar recursos de Informática, sempre que possivel.
- Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional/US;
Requisitos:
- Nível básico escolaridade/ 10ª Classe
- Noções básicas de Informática na óptica de utilizador (Office)
- Experiência em organizaçao de arquivo
N.B. Se reúne os requisitos já enumerados e tem experiência comprovada, envie os seguintes documentos:
Carta de Motivação, B.I autenticado, Certificado de Habilitações Literárias autenticado, CV detalhado em formato word e em Português.
Os interessados devem submeter as candidaturas aos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) correspondentes aos distritos na qual se candidatam ou por e-mail (emprego@rhdconsultoria.co.mz), indicando no “assunto” o Distrito a que se candidatam, a partir da data de publicação deste anúncio até o dia15 de Janeiro de 2021.