Descrição da Vaga
ADPP – Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo é uma Organização Não-Governamental local, fundada em 1982 e registada em 1993 em Moçambique. ADPP é gerida por uma história de intervenções de desenvolvimento sustentáveis no país nos últimos 32 anos, e é um cofundador e membro da Federação Internacional de Humana de Povo para Povo.
ADPP-Moçambique trabalha em 4 sectores chave:
- Ensino – primário e secundário, formação vocacional, formação de professores e Nível universitário;
- Saúde, incluindo HIV/SIDA, malaria, TB e Nutrição;
- Desenvolvimento Comunitário e Adaptação à Mudanças Climáticas;
- Fortalecimento de Pequenos Agricultores (Clubes de Agricultores).
A ADPP, formou um forte consórcio com parceiros locais (ComuSanas e Kupulumussana) e parceiros de assistência técnica (FHI360 e Dimagi), para implementar um projecto financiado pela USAID Moçambique, denominado “Mozambique Local TB Response”. O projecto tem os seguintes objectivos:
- Capacitar as Entidades Locais e as Comunidades para providenciar serviços de qualidade na área da Tuberculose, usando uma abordagem baseada no paciente e elevar a resposta à TB em Moçambique a um nível totalmente novo.
- Aumentar o número de pessoas com TB sensível e TB Resistente aos medicamentos diagnosticadas, notificadas e concluindo com sucesso o seu tratamento;
- Contribuir para o desenvolvimento da nova estratégia nacional de TB;
- Apoiar o governo a reduzir a incidência de TB em 90% até 2035;
- Desenvolver a capacidade das organizações locais para implementar intervenções de alta qualidade contra a Tuberculose.
Objectivo e Descrição Geral da Vaga:
- O(A) Gestor de Sub-acordos do Projecto (Grants Under Grants) será o principal ponto de contacto do projecto com as Organizações da Sociedade Civil selecionadas nas pequenas subvenções e as subvenções para direções distritais, provinciais de saúde;
- Será responsável em gerir os contractos das organizações selecionadas da Sociedade Civil de implementação nas 4 províncias do TB Response e as subvenções para o Governo local e provincial;
- O Gestor de GUG desempenhará um papel importante no desenvolvimento de sub-acordos e contratos com os subcontratados da ADPP e pela monitoria das actividades em conformidade com regulamentações internas e externas;
- Supervisionará o desenvolvimento de planos de trabalho e orçamentos das organizações da sociedade civil subcontratadas e será responsável pela monitoria de todos os aspectos do projecto em relação a estas entidades. Ele/ela assegurará a conclusão dos resultados do projecto ao alinhar os requisitos do orçamento, objectivos e relatórios;
- Trabalhará em estreita colaboração com a equipe técnica e financeira do projecto para o desempenho programático e o rastreio de todas despesas com sub-acordos e estar preparado para reportar as despesas e como elas se relacionam com os resultados;
- Responsável pela capacitação institucional, financeira das organizações da sociedade civil locais.
Administração Geral
- Liderar o processo de preparação do pacote para a seleção das organizações da sociedade civil;
- Liderar o processo de preparação dos acordos com o Governo Distritais e Provincial de Saúde;
- Desenvolvimento de sub-acordos e contratos com os subcontratados da ADPP e monitoria às actividades em conformidade com os regulamentos internos e externos;
- Supervisionar o desenvolvimento de planos de trabalho e orçamentos das organizações da sociedade civil, das entidades governamentais ao nível provincial e distrital, subcontratadas e será responsável pela monitoria de todos os aspectos do projecto em relação a estas entidades;
- Trabalhar em estreita colaboração com as equipes, Técnica, de monitoria e avaliação e financeira do projecto para rastrear todos os gastos e despesas com sub-acordos e estar preparado para reportar as despesas e como elas se relacionam com os resultados;
- Liderar o processo de elaboração de relatórios trimestrais e anuais tanto narrativos como quantitativos e financeiros das organizações subcontratadas para ADPP, financiadores e outras partes interessadas, conforme exigido pelos manuais operacionais do projecto, garantindo que os cronogramas de relatórios sejam cumpridos;
- Monitorar a implementação das actividades das entidades subcontratadas e as despesas orçamentais em relação ao objetivo do Custo Financeiro, os cronogramas das actividades e fornecer retro informação à equipe do Mozambique Local TB Response para revisão e identificação das áreas prioritárias para o fortalecimento;
- Fornecer apoio às entidades locais, tais como a resolução de problemas, atualizações dos planos de trabalho;
- Prestar apoio programático aos parceiros selecionados na elaboração de planos de trabalho e orçamentos anuais;
- Prestar apoio contínuo na capacitação das entidades locais na gestão de programas, requisitos adicionais do projecto, incluindo, mas não se limitando a, provisões padrões da USAID, procedimentos de sub-acordos da ADPP e orientação em relação aos relatórios, monitoria e seguimento.
Gestão e Desenvolvimento de Parcerias
- Preparar os Termos de Referência (TdR) para o concurso para a seleção dos potenciais parceiros de implementação nas 4 províncias.
- Liderar o processo de pré-seleção das entidades concorrentes,
- Liderar processo de avaliação das entidades pré-selecionadas. Seleção, dos potenciais parceiros de implementação;
- Fazer o seguimento de forma sistemática dos acordos de parceria para estar de acordo com os calendários estabelecidos e resultados esperados;
- Trabalhar com os parceiros para sublinhar as dificuldades existentes e aconselhar sobre as possíveis soluções;
- Fazer o seguimento dos acordos dos doadores de forma sistemática de modo a satisfazer os períodos e actividades;
- Desenvolver a capacidade das entidades comunitárias de modo a levar a cabo trabalhos de TB de qualidade, através da melhoria do cuidado centrado no paciente ao nível da unidade sanitária;
- Liderar no processo dana criação da plataforma de entidades locais com capacidade melhorada para implementar actividades de TB, ajudando-lhes a se tornarem recipientes de fundos diretamente da USAID e de outros doadores e eventualmente do GdM;
- Capacitação de todas as organizações da plataforma criada;
- Mobilização da capacidade técnica de TB dos membros do consórcio das diferentes organizações membros do consórcio e da ADPP;
- De forma periódica visitar os escritórios dos parceiros e manter encontros com o pessoal financeiro e programático;
- Garantir que as subvenções da ADPP são implementadas em conformidade com os procedimentos e regulamentos do doador e da ADPP.
Finanças
- Assegurar que todos os pagamentos efectuados apresentam justificativos validamente correctos (Requisição, cópia do cheque, facturas e recibos ou VD, se for o caso);
- Assegurar o envio de todos os justificativos a Contabilidade, dentro do tempo previsto e estabelecido pelo doador e pela ADPPª
- Garantir boa qualidade da documentação justificativa enviada à Contabilidade.
Orçamento:
- Conhecer o orçamento do projecto, especialmente ao que será atribuído às organizações subvencionadas
- Conhecer a periodicidade de cada orçamento (nos distritos),
- Assegurar que os gastos efectuados estão em consonância com as linhas orçamentais e o plano de actividades previamente partilhado, discutido e aprovado com toda a equipe;
Despesas:
- Assegurar que as despesas efectuadas estão alinhadas com o orçamento das actividades da organização subvencionada
- Garantir que todas as despesas efectuadas apresentam justificativos válidos e contabilisticamente aceites;
- Responsável por assegurar que os procedimentos financeiros da ADPP e do doador estão a ser seguidos de forma adequada e rigorosa;
- Assegurar que os gastos das entidades subvencionadas sejam adequadamente rastreados de acordo com o orçamento do projecto aprovado;
- Preparar, verificar e organizar, com a equipa no terreno das entidades subcontratadas, a documentação contabilística mensalmente e enviar atempadamente para a Sede, juntamente com todos os mapas financeiros relevantes; e isso inclui:
- Verificar a qualidade e consistência da documentação enviada pelas equipas do terreno;
- Garantir a correcta codificação das despesas em função das rúbricas orçamentais do projecto;
- Apoiar na preparação dos relatórios mensais de execução orçamental internos e relatórios trimestrais para o financiador;
- Assegurar o controlo dos fluxos financeiros entre a ADPP e o projecto;
- Verificar os processos de procura e aquisição, em função das regras da ADPP e do doador, quer sejam realizadas na Sede ou no terreno;
- Reconciliar as evidências relacionadas ao uso de combustível, nomeadamente as requisições e recibos de abastecimento com os livros de bordo dos veículos;
- Verificar o controlo de pessoal com folhas de salários, e ajudar HR com a verificação dos processos individuais;
- Monitorar o desempenho da implementação das actividades e a Liderança em cada Distrito.
Habilidades e Competências:
- Licenciado numa das seguintes áreas: Comunicações, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Ciências Sociais, Desenvolvimento Internacional, Desenvolvimento Humano ou Relacionados;
- Um mínimo de 5 anos de experiência em gestão de programas, gestão de contractos e comunicação intercultural;
- Familiarizado com regras e regulamentos do governo dos EUA;
- Ter conhecimento e experiência substancial com sistemas informatizados;
- Capacidade de comunicar de forma clara e positiva com clientes e funcionários;
- Fluente em inglês e português; excelente capacidade de comunicação oral e escrita;
- Experiência de liderança demonstrada constitui uma vantagem;
- Conhecimento profundo em desenho e gestão de programas/projectos;
- Capacidade de influenciar e colaborar com os outros;
- Capacidade de analisar e interpretar dados e preparar relatórios.
Local e Duração do Projecto
Local: Zambézia
Duração: 5 Anos (Setembro de 2019 a Setembro de 2024)
Como se candidatar:
Os interessados deverão enviar os “Curriculum Vitae” para o correio electrónico: Euridice Sousa euridice.sousa@adpp-mozambique.org copiando a ‘Chabane Abdul Razak’ chabane.mahomed@adpp-mozambique.org e Lúcio Colaço lucio.colaco@adpp-mozambique.org indicando no Assunto a VAGA para a qual se candidatam.
DATA LIMITE DE CANDIDATURAS: 18 de Dezembro de 2020
Nota: Serão contactados apenas os potenciais candidatos para as entrevistas.