Realizar as actividades relacionadas com a contabilidade, controlo de créditos e débitos e património da Empresa. Deverá preparar demonstrações financeiras, manter um registo corrente e completo das contas de capital próprio, activo, passivo, receitas e despesas. Deverá ainda manter as reconciliações das contas do Balanço em dia.
O candidato deverá aplicar práticas e princípios contabilísticos na gestão de registos das transações financeiras da Empresa, desenvolver e gerir sistemas de contabilidade e elaborar relatórios financeiros periódicos trimestrais, semestrais e anuais.
Outras responsabilidades específicas incluem as seguintes:
· Conferir, registar e introduzir no sistema informático em vigor, os dados contabilísticos da Empresa;
· Contabilizar os factos patrimoniais de forma correcta e atempada, observando as normas fiscais e o plano de contas em vigor na EDM e zelar pelo respectivo arquivo;
· Executar classificações referentes ao imobilizado no que respeita a projectos de investimento, controlo dos bens imobilizados e elaborar propostas de reavaliação patrimonial;
· Efectuar os lançamentos contabilísticos dos reembolsos e notas de débito referentes a despesas realizadas;
· Efectuar a contabilização de patrocínios e donativos da Empresa;
· Realizar o registo contabilístico referente a facturas de assistência médica, estadias, refeições;
· Proceder à contabilização das facturas de compra de bens e serviços;
· Recolher e processar a informação referente a custos e proveitos, tendo em conta os princípios gerais em vigor na Empresa;
· Prestar o apoio solicitado pelas auditorias internas e externas;
· Produzir informação contabilística – financeira necessária para os gestores da EDM e outras entidades, nomeadamente o Ministério das Finanças, accionistas, etc.;
· Elaborar demonstrações financeiras, relatórios e contas da Empresa e proceder à sua consolidação;
· Acompanhar o processo de contagens físicas de inventários;
· Proceder a conferência e análise dos movimentos contabilísticos e extrair os respetivos balancetes;
· Efectuar a reconciliação dos inventários;
· Assistir ao processo de recepção, transferência e abates de ativos tangíveis e reportar;
- O candidato deve ter a capacidade de assegurar a gestão dos dados contabilísticos através do sistema integrado. Deve gerir e manter o processo de reavaliação patrimonial, bem com, garantir os lançamentos contabilísticos dos reembolsos e notas de debito referentes a despesas realizadas e efetuadas na compatibilização de financiamento e donativos da Empresa. O Candidato deve assegurar todos os lançamentos contabilísticos da Empresa, assim como pela produção de informação contabilístico financeira através de elaboração de demonstrações financeiras e relatórios de contas.
- Possuir excelente capacidade de comunicação e analise, facilidade de liderar com ambiente de trabalho desafiante, habilidade e experiência comprovada na área de contabilidade
O Candidato deve possuir os seguintes requisitos:
a) Ensino Médio Técnico em Contabilidade;
b) Deve ter o mínimo de três (3) anos de solida experiência na área financeira;
c) Ter a capacidade de interagir com o Delegado e prestar conta ao mesmo;
d) Conhecimentos de informática na óptica do utilizador. Domínio do Excel e ferramentas online constituirão vantagem. Esta posição requer fluência na língua portuguesa. No entanto, o inglês falado e escrito também é necessário.