A CARE Internacional, uma organização de desenvolvimento e humanitária em Moçambique deste 1986 com escritórios em mais de 70 países e parte duma grande federação internacional pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Oficial de Distribuição de Abrigo baseado em Nacala para o projecto de Resposta à Emergência ao Ciclone Kenneth.
Resumo do Trabalho
A resposta à Emergência do Ciclone Idai e Kenneth é um projecto de 3 meses que visa fornecer assistência imediata ao abrigo e assistência complementar não alimentar para atender às necessidades básicas e domésticas das famílias em Sofala, Cabo Delgado e Nampula. As actividades do projecto incluem o seguinte:
- Distribuição de abrigos imediatos e materiais domésticos para salvar vidas (como lonas, ferramentas básicas e acessórios) para reabilitar casas e abrigos danificados;
- Fornecer assistência suplementar às pessoas que já estão envolvidas na reconstrução de abrigos, incluindo orientações sobre técnicas de “reconstruir para melhorar”
- Apoiar projectos de abrigos de recuperação precoce – como remoção de detritos de residências e recuperação / reciclagem de madeira e materiais – com foco em projectos conduzidos pela comunidade;
- Implementar actividades de capacitação para ajudar as pessoas afectadas a reconstruir suas casas com priorização das famílias mais vulneráveis.
Sob a supervisão geral do responsável pela distribuição, o oficial de distribuição será responsável pelas seguintes áreas de implementação do projecto; auxiliar no planeamento das actividades do projecto, implementação e documentação das avaliações e distribuições da CARE na província de Cabo Delgado e Nampula e, em particular, garantir que as comunidades estejam bem informadas e compreendam o processo de seleção de beneficiários, o processo de distribuição e que os padrões de prestação de contas sejam atendidos e mantidos de acordo com os padrões da CARE e do doador.
Responsabilidades
Responsabilidade Nº 1: Avaliação das Necessidades
- Coordenar e implementar actividades de avaliação de acordo com as ferramentas e a metodologia desenvolvidas pelo coordenador do M&A, principalmente implementando pesquisas de avaliação (em campo ou onde a presença em campo não seja possível por telefone), entrevistas com informantes chaves, visitas as comunidades abrangidas pelo projecto e discussões em grupos focais com o suporte técnico da equipe de M&A;
- Estabelecer uma ligação com os líderes da comunidade e desenvolver a capacidade dos comités de selecção de beneficiários da comunidade;
- Usando o aplicativo KOBO, dar suporte na colheita de dados e supervisão dos enumerado.
Responsabilidade Nº 2: Implementação do Programa
- Garantir que os materiais relacionados à distribuição estejam organizados e disponíveis para permitir uma configuração suave no local de distribuição;
- Garantir que os itens entregues no local de distribuição estejam alinhados com o conteúdo planejado;
- Dar suporte na implementação e acompanhamento de distribuições de abrigos e actividades como;
- Identificação, registro e verificação de beneficiários;
- Educar a comunidade sobre o processo de distribuição, a finalidade e os critérios de elegibilidade;
- Garantir que os processos de distribuição estejam implementados e alinhados com os objectivos do projecto;
- Colectar e verificar informações de distribuição e preencher adequadamente;
- Coordenar com parceiros, incluindo INGC, ministérios relevantes, autoridades locais, ONU e ONGs / ONGIs sobre distribuições planeadas ou em andamento e garantir a colaboração delas no plano de implementação.
Responsabilidade Nº 3: Monitoramento, Avaliação, Prestação de Contas e Aprendizado
- Monitorar o desempenho dos assistentes de distribuição e fornecer feedback para melhorias;
- Suporte na criação de capacidade dos membros da equipe de distribuição, conforme necessário;
- Apoio no desenvolvimento de planos de distribuição em conjunto com o coordenador/a de abrigo;
- Suporte na implantação de pesquisas de monitoramento pós-distribuição (PDM) e acompanhamento com os beneficiários para garantir que o feedback seja adequadamente documentado e se necessário, acompanhado;
- Suporte com a disseminação dos principais mecanismos de feedback dos beneficiários, como a caixa de sugestões e reclamações, pontos focais de feedback no site de distribuição e disseminação de informações na linha verde;
- Suporte na colheita, consolidação e reporte de dados semanais da actividade de campo, necessários para a consolidação do projecto baseado nos padrões e indicadores estratégicos (número de beneficiários, número e tipo de actividade realizada etc.).
Responsabilidade No: 4 Relatórios
- Escrever relatórios de missões de levantamento, distribuição e pós distribuição após a conclusão de cada atividade;
- Enviar resumos diários de distribuição durante cada distribuição;
- Processamento de documentos para facilitar os relatórios de distribuição;
- Escrever um relatório semanal para o coordenador/a de abrigo e relatórios verbais sempre que não for possível escrever.
Responsabilidade Nº 5: Integração, Coordenação e Viagens
- Trabalhar em estreita colaboração com os serviços de suporte (equipe de logística, armazém e transporte) para garantir entregas oportunas e precisas de mercadorias para os locais de distribuição;
- Coordenar as actividades de abrigo com outros sectores e garantir que não se sobreponham e, sempre que possível, criar sinergia com outras actividades de programação de emergência da CARE;
- Coordenar actividades com as partes interessadas e relevantes, incluindo, entre outras entidades governamentais, parceiros da COSACA, outras agências que respondem na mesma área geográfica e estrutura de liderança comunitária e governo local;
- Promover a integração de sectores transversais, como género, protecção infantil, HIV, meio ambiente e outros na implementação e desenvolvimento de actividades de abrigo;
- Apoio para garantir que as actividades levem em consideração as necessidades de grupos e indivíduos com necessidades específicas, especialmente crianças, idosos e pessoas com deficiência e quando necessário, suporte suplementar seja fornecido de acordo com as orientações existentes no projecto.
Responsabilidade No: 6 Outras actividades delegadas pelo supervisor
- Realizar quaisquer outras tarefas que possam ser atribuídas pelo coordenador/a de abrigo;
- Responsável por tomar decisões, gerenciar recursos com eficiência, atingir e modelar os valores da CARE;
- Responsabilizar a equipe e os parceiros a cumprir suas responsabilidades – dando-lhes a liberdade de cumprir da melhor maneira que entenderem, fornecendo o desenvolvimento necessário para melhorar o desempenho e aplicando as consequências apropriadas quando os resultados não são alcançados.
Requisitos
- Licenciatura em Ciências Sociais; Estatísticas ou equivalente;
- Treinamento específico em monitoria e avaliação, análise e pesquisa social;
- Experiência profissional de no mínimo dois (2) anos, entre os quais pelo menos 1 ano trabalhando com ONG ou entidade governamental no sector humanitário;
- Experiência preferida com abrigo / WASH no nível da comunidade e com populações deslocadas;
- Experiência em trabalho comunitário e em planeamento e monitoramento de distribuições;
- Excelentes habilidades de comunicação;
- Capacidade de elaborar relatórios de qualidade e habilidades analíticas;
- Capacidade de ouvir e se adaptar;
- Boas habilidades interpessoais;
- Conhecimento perfeito do idioma local Macúa;
- Bons conhecimentos de Inglês e Português escritos e orais;
- Nacionalidade Moçambicana;
- Experiência na coordenação de distribuições e na mobilização da comunidade;
- Experiência directa na área geográfica alvo da CARE (província de Nampula).
Perfil
- Respeito;
- Integridade
- Diversidade;
- Excelência;
- Habilidades de comunicação;
- Foco no cliente;
- Habilidades interpessoais;
- Colaboração;
- Resistência ao stress.
Exigências
- Curriculum Vitae;
- Carta de Candidatura.
Nota: Só os candidatos seleccionados serão contactados. Indique a posição e o número da vaga no Email.
Sobre a Empresa
A CARE Moçambique é um empregador com Igualdade de Oportunidades. Incentivamos candidaturas de mulheres, as pessoas com deficiência e outros grupos desfavorecidos. Não toleramos qualquer tipo de assédio, Abuso e Exploração Sexual entre trabalhadores, Parceiros de Implementação e Beneficiários. Não fazemos nenhum tipo de cobranças para nenhum tipo de contratação e não procedemos por via de agentes de recrutamento.
Oferecemos um pacote de compensação competitiva e a possibilidade de construir uma carreira no sector de desenvolvimento, através de um engajamento a longo prazo e acesso aos recursos e experiência pelo mundo.
Processo de Candidatura
Endereço: Rua Nº NA061, bairro Natite (Zona de Hotel Raphael) – Pemba
Email: Mozrecrutamentos@care.org
Validade: 11/11/2020
Local: Nacala
Duração: 2 meses
Níveis: Licenciatura
Regime: Temporário