Vaga para Oficial de Pagamentos Internacionais
A Contact está a recrutar para o seu cliente, uma prestigiada empresa que actua na área da bancária, um (1) Oficial de Pagamentos Internacionais para 
Descrição da Vaga
A Contact está a recrutar para o seu cliente, uma prestigiada empresa que actua na área da bancária, um (1) Oficial de Pagamentos Internacionais para Maputo.
Responsabilidades:
- Será responsável por oferecer um serviço altamente eficiente e funções de suporte às unidades de negócios de varejo e corporativo, garantindo uma experiência fluida para o cliente durante todo o ciclo de vida de cada pagamento;
 - Garantir a entrega dentro dos acordos de nível de serviço (sla) acordados, seja para operações locais ou internacionais;
 - Executar o processamento e monitoramento de transações conforme os requisitos do grupo;
 - Suporte à linha de frente – prestar suporte ao front office (atendimento);
 - Bancos correspondentes – tratar dúvidas e liquidação de encargos;
 - Garantir conformidade com os slas acordados com as partes interessadas;
 - Cumprir os prazos de resposta acordados;
 - Garantir que as informações e notificações cheguem à pessoa certa no tempo certo;
 - Auxiliar clientes internos com dúvidas técnicas relacionadas a pagamentos internacionais;
 - Verificação de documentos – revisar a documentação de suporte aos pagamentos conforme a regulamentação cambial do país e outras normas e controles relevantes; v
 - Cerificar e autorizar pagamentos nos sistemas; processar pagamentos no sistema como backup;
 - Liquidar encargos de bancos correspondentes;
 - Preparar e responder mensagens de consulta de bancos correspondentes;
 - Cumprir as políticas vigentes (como aml) relacionadas a pagamentos internacionais e legislação cambial;
 - Monitorar problemas nos sistemas de pagamento, envolver a equipe de ti local e o centro, e escalar quando necessário;
 - Compartilhar experiências e conhecimentos técnicos com colegas para garantir a boa execução dos negócios do banco;
 - Ambiente de controle – garantir que todos os pagamentos estejam em conformidade com os requisitos legais e regulatórios;
 - Registar todos os eventos de risco e perdas decorrentes de fraudes ou erros;
 - Escalar primeiro ao gerente e depois à gestão de risco operacional (orm);
 - Contabilidade – regularizar no sistema quaisquer exceções derivadas das reconciliações diárias em contas associadas a transações de pagamentos internacionais;
 - concluir todos os treinamentos de conformidade relevantes e estar familiarizado com os regulamentos aplicáveis às funções diárias;
 - Fornecer todas as informações gerenciais (mi) e relatórios regulatórios exigidos pelo banco central;
 - Cumprir as políticas, processos e procedimentos prescritos para evitar perdas financeiras;
 - Contribuir para a mitigação de riscos operacionais identificados por auditorias internas/externas e revisões de conformidade;
 - Cumprir 100% com as políticas de combate à lavagem de dinheiro, sanções e continuidade dos negócios do banco;
 - Gerenciar riscos e controles de forma eficaz, aplicando estruturas de risco apropriadas e promovendo uma cultura positiva de risco;
 - Compreender e implementar o emrf – estrutura de gestão de riscos empresariais;
 - Entender seu papel nos processos de ponta a ponta, incluindo riscos e controles aplicáveis;
 - Cumprir as políticas e procedimentos do banco aplicáveis à sua função, demonstrando bom julgamento e gestão responsável de riscos;
 - Relatar todos os eventos/incidentes/problemas de risco usando o processo definido e ajudar a entender por que ocorreram e como evitá-los no futuro;
 - Procurar proativamente maneiras de melhorar o ambiente de controle, considerando o que pode dar errado nos processos e como prevenir erros;
 - Concluir todos os treinamentos obrigatórios dentro do prazo.
 
Requisitos:
- Mínimo do Ensino médio ou diploma técnico, é exigido;
 - Diploma ou graduação aplicável com 2 a 4 anos de experiência relacionada, será preferencial;
 - De 3 a 5 anos de experiência em pagamentos internacionais bancários;
 - Boas habilidades contábeis;
 - Compreensão dos processos de fluxo de pagamentos e da lógica por trás dos procedimentos;
 - Conhecimento dos requisitos regulatórios, como política de sanções da banca, regras e políticas de controle cambial, política de pagamentos;
 - Boas habilidades interpessoais e de trabalho em equipe, com capacidade de comunicação em todos os níveis;
 - Capacidade de trabalhar sob pressão e em ambientes não estruturados, cumprindo prazos rigorosos;
 - Orientação para desempenho e foco no atendimento ao cliente;
 - Capacidade de resolução de problemas e análise;
 - Orientação para Resultados e atenção aos Detalhes;
 - Consciência Comercial, com capacidade de planejamento e organização.
 
Processo de candidatura:
Os candidatos interessados deverão submeter as candidaturas através do seguinte link: https://apply.workable.com/contact.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 16 de Maio de 2025.
